Previdência: Câmara conclui discussão em segundo turno; deputados votarão texto-base

Em seguida, serão analisados os destaques da oposição

  • Por Jovem Pan
  • 06/08/2019 21h54
  • BlueSky
Luis Macedo/Câmara dos Deputados A expectativa de Rodrigo Maia é que até quarta à noite se possa ter a votação final do segundo turno

O plenário da Câmara dos Deputados encerrou na noite desta terça-feira (6), por 353 votos favoráveis contra 10, as discussões do segundo turno da proposta da reforma da Previdência.

Após a fase de discussão, os deputados passarão à votação do texto-base e, em seguida, analisarão os destaques – propostas para modificar a redação da PEC. Segundo o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), a previsão é encerrar a matéria na Casa até quarta-feira (7).

“A minha expectativa é que quarta à noite a gente possa ter a [votação] final do segundo turno e na quinta, a gente encaminha para o Senado Federal a PEC da Previdência”, afirmou Maia. “[Podemos] votar o principal e mais dois ou três destaques. Aí a gente pode encerrar [a sessão]”, completou.

Logo no início da sessão, o Plenário aprovou, em votação simbólica, a quebra do prazo de cinco sessões entre as votações em primeiro e em segundo turno – o interstício – para que a PEC possa ser votada ainda hoje.

O primeiro turno da proposta foi concluído no dia 13 de julho. Na ocasião, o texto principal foi aprovado por 379 votos a 131. Em segundo turno, são necessários também 308 votos para aprovar a PEC, e os partidos podem apresentar somente destaques supressivos, ou seja, para retirar partes do texto. Após concluída a tramitação na Câmara, a matéria segue para análise do Senado, onde também será analisada em dois turnos de votação.

Destaques

A oposição ainda tenta modificar trechos da proposta e já anunciou que apresentará os nove destaques a que tem direito para tentar retirar pelo menos quatro itens do texto da reforma. Estão no foco de partidos da oposição a retirada de trechos como a pensão para mulheres, aposentadorias especiais, pensão por morte e as regras de transição.

Acompanhe ao vivo

* Com informações da Agência Brasil

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.