Privatizações ocorrerão após aprovação da reforma da previdência, afirma Mattar

  • Por Victoria Abel/Jovem Pan
  • 27/02/2019 17h26
Reprodução “Estamos esquentando os motores”, afirmou o secretário sobre as estratégias de desestatizações

O secretário de privatizações do Ministério da Economia, Salim Mattar, afirmou que o processo de privatização de empresas estatais se iniciará apenas após ser aprovada a reforma da Previdência. Ele esteve em evento do banco BTG Pactual nesta quarta-feira, em São Paulo, com a presença de empresários e investidores.

“Estamos esquentando os motores”, afirmou o secretário sobre as estratégias de desestatizações. Segundo ele, a mudança nas regras de aposentadoria deverá ser prioridade total da União no momento. Salim Mattar, no entanto, destacou que o governo pretende vender 20 bilhões de dólares em empresas estatais ainda este ano. Para ele, o objetivo principal das vendas será reduzir dívidas do Estado.

Dadas as dificuldades políticas e de aceitação popular com relação às privatizações, o secretário de Paulo Guedes defendeu que o processo de privatizações seja feito aos poucos e com cuidado. Salim Mattar menciona que primeiro poderia se vender 30%, depois o controle da empresa e por último ocorreria a liquidação total da estatal.

O secretário ainda declarou que o Ministério de Economia não pode cometer deslizes. Ele reafirmou que estão fora do pacote de privatizações Petrobras, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, o que já havia sido defendido pelo presidente Jair Bolsonaro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.