Processo de Lula contra procurador que pediu sua investigação é arquivado
O Conselho Nacional do Ministério Público decidiu arquivar a reclamação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva referente ao pedido de abertura de uma investigação sobre ele.
A defesa havia entregue uma representação disciplinar contra o procurador da República no Distrito Federal, Anselmo Cordeiro Lopes. O servidor foi quem solicitou uma investigação preliminar indicando possível tráfico de influência de Lula em favor da Odebrecht, nas obras financiadas pelo BNDES.
Os advogados argumentaram que ele não apresentou qualquer prova ou indício, e ainda o acusam de se basear apenas em informações de jornais. Na decisão pelo arquivamento, o corregedor nacional, Cláudio Portela, afirma que o procurador se sustentou em detalhadas informações da imprensa brasileira.
Ele acrescenta que não foram comprovados desvio de conduta ou motivação pessoal do procurador para prejudicar o ex-presidente. Por fim, o corregedor diz que a decisão do procurador não foi parcial, e que agora os fatos serão apurados.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.