Procuradores teriam criticado Moro em novas mensagens vazadas, diz site

  • Por Jovem Pan
  • 29/06/2019 11h28 - Atualizado em 29/06/2019 13h30
Foto: Pedro França/Agência Senado As semelhanças entre as operações já começam pelos alvos: empresas e políticos envolvidos em esquemas de corrupção Ministro não confirmou a veracidade de nenhuma das mensagens divulgadas até o momento

O portal de esquerda “The Intercept Brasil” divulgou neste sábado (29) novos trechos de conversas supostamente vazadas de aplicativos de mensagens atribuídas a procuradores do Ministério Público Federal (MPF). Nesses novos trechos, profissionais do MPF teriam criticado o trabalho do então juiz federal Sergio Moro.

Segundo o site, os procuradores estariam preocupados às vésperas do convite para Moro assumir o Ministério da Justiça no governo Bolsonaro. Eles teriam citado supostas “violações éticas” do juiz e demonstrado receio de que sua entrada na pasta pudesse “enfraquecer” a Operação Lava Jato.

A procuradora Monique Cheker, por exemplo, teria escrito em um grupo intitulado BD que “Moro viola sempre o sistema acusatório e é tolerado por seus resultados”. Ângelo Augusto Costa, procurador do MP em São Paulo, teria dito ainda que “não confiava” no então juiz. “Moro é inquisitivo, só manda para o MP quando quer corroborar suas ideias, decide sem pedido do MP (variasssss vezes) e respeitosamente o MPF do PR sempre tolerou isso pelos ótimos resultados alcançados pela Lava Jato. Desde que eu estava no Paraná, em 2008, ele já atuava assim”, teria completado Monique.

Em outro grupo intitulado “Filhos do Januario 3”, também de acordo com o “The Intercept”, a procuradora Jerusa Viercili, da força-tarefa em Curitiba, teria escrito: “Acho péssimo [a ida do juiz ao ministério]. Só dá ênfase às alegações de parcialidade e partidarismo”. Outra procuradora da força-tarefa, Laura Tessler, citada anteriormente em outras conversas vazadas pelo portal, teria concordado. “Também acho péssimo. Ministério da Justiça nem pensar. Além de ele não ter poder para fazer mudanças positivas, vai queimar a Lava Jato. Já tem gente falando que isso mostraria a parcialidade dele ao julgar o PT. E o discurso vai pegar. Péssimo. E ‘Bozo’ é muito malvisto? Se juntar a ele vai queimar o Moro.”

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, não confirmou a veracidade de nenhuma das mensagens divulgadas até o momento. Segundo ele, os vazamentos são criminosos e podem ter sido adulterados.

Procuradora nega veracidade

O site “O Antagonista” divulgou, logo após o suposto vazamento, que Monique Cheker negou a veracidade das mensagens. “Sobre a parte em que o The Intercept diz que escrevi: ‘Desde que eu estava no Paraná, em 2008, ele (Sergio Moro) já atuava assim. Alguns colegas do MPF do PR diziam que gostavam da pro atividade dele, que inclusive aprendiam com isso’, esclareço que, conforme pode ser obtido publicamente dos meus assentos funcionais, durante praticamente todo o ano de 2008 eu trabalhei como procuradora de contas do Ministério Publico junto ao TCE do Rio de Janeiro, cargo que assumi em 2006. Nunca tinha ouvido falar do ex-juiz Sergio Moro, muito menos tive contato com alguém do MPF/PR. Tomei posse no MPF em dezembro de 2008, com lotação numa cidade do interior do Paraná. Da posse, seguiu-se logo o curso de ingresso e vitaliciamente em Brasília, e o recesso judicial, e só fui conhecer alguém do MPF/PR que já tinha trabalhado com o ex-juiz Sergio Moro, ou menção a esse nome, tempos depois”, disse ela.

“Não reconheço os registros remetidos pelo The Intercept, com menção a minha pessoa, mas posso assegurar que possui dados errados e alterações de conteúdo, pelos motivos expostos acima”, completou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.