Procuradoria-Geral pedirá investigações sobre Dilma e Lula, diz jornal

  • Por Jovem Pan
  • 03/05/2016 08h07
EFE/Fernando Bizerra Jr Dilma e Lula - EFE

A Procuradoria-Geral da República vai pedir a abertura de inquérito sobre condutas da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de acordo com o jornal Folha de São Paulo.

Se aceitas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), as investigações terão como base a colaboração premiada do ex-petista e ex-líder do governo, senador Delcídio do Amaral. A PGR também pedirá investigação sobre o ministro da Educação Aloizio Mercadante e o ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) Marcelo Navarro, de acordo com a publicação.

Contra Lula e Dilma, pesa também o parecer da Procuradoria-Geral defendendo a suspensão da nomeação do ex-presidente para a Casa Civil. O órgão entende que o ato buscou atrapalhar as investigações da Justiça que envolvem o nome de Lula em Curitiba.

Na delação premiada, Delcídio disse que Dilma e Lula tentaram interferir nas investigações da Lava Jato.

Delcídio acusa Lula de ser o idealizador da conversa dele com o filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, no qual o senador ofereceu alternativa de fuga para o preso na Lava Jato não fazer delação premiada. Este foi o motivo da prisão em flagrante de Delcídio.

O senador também afirma que a presidente Dilma nomeou Marcelo Navarro no STJ para que ele votasse a favor de empreiteiros.

Contra Mercadante, pesa a acusação de que ele teria tentado evitar a delação do próprio Delcídio. Há a gravação feita pelo assessor do senador, Eduardo Marzagão, de encontro com o ministro da Educação. Em um trecho dos áudios, Mercadante sugere que Delcídio espere e não faça “nenhum movimento precipitado” e diz: “pra ele não ser um agente que desestabilize tudo. Porque senão vai sobrar uma responsabilidade pra ele monumental, entendeu?”. Ouça as gravações completas AQUI.

Todos os possíveis investigados negaram as acusações à época em que elas vieram a público.

Outras investigações

Nesta segunda, a PGR já havia pedido ao Supremo investigações sobre o senador e presidente do PSDB Aécio Neves (MG), o deputado Marco Maia (PT-RS) e o ministro Vital do Rêgo. Também foram alvos de pedidos de inquéritos o presidente de Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o ministro da Secom Edinho Silva.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.