PSB vai liderar oposição na Câmara; PCdoB fica à frente da Minoria

  • Por Jovem Pan
  • 14/02/2019 15h06
Dida Sampaio/Estadão Conteúdo Congresso Nacional em foto tirada de cima com várias pessoas Nova legislatura iniciou trabalhos no início deste mês, elegendo Rodrigo Maia (DEM-RJ) como presidente

O bloco de oposição ao governo na Câmara terá como líder o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ). A formalização aconteceu nesta quinta-feira (14), após indicação feita por PT, PSB, PSOL e Rede, que integram a bancada na Casa.

Já a liderança da Minoria ficou com Jandira Feghali (PCdoB-RJ). O posto é cobiçados, porque garante estrutura com cargos, gabinete e funcionários. Ela também participará de reuniões do Colégio de Líderes e encaminhar votações no plenário.

Divididos em dois blocos, os partidos de esquerda iniciaram disputa por lideranças da oposição e da minoria logo após a eleição da Câmara. Na ocasião, o PCdoB e o PDT integraram o chamado “puxadinho” de Rodrigo Maia (DEM-RJ), se afastando do PT.

O PT, por sua vez, se uniu ao PSB, ao PSB e à Rede. O grupo queria a liderança das duas estruturas. Contudo, de acordo com o regimento interno da Casa, a liderança da Minoria cabe a partido do segundo maior bloco formado, no qual ficou o PCdoB.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.