Raquel Dodge prorroga força-tarefa da Lava Jato por mais um ano

Ministério Público Federal confirmou que a Força-Tarefa da Lava Jato no Paraná será mantida com 15 procuradores

  • Por Jovem Pan
  • 12/08/2019 19h48 - Atualizado em 12/08/2019 20h02
DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO Raquel Dodge confirmou a prorrogação da força-tarefa da Lava Jato por mais um ano

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, vai prorrogar por mais um ano a força-tarefa da Lava Jato no Paraná. A notícia foi confirmada nesta segunda-feira (12) pelo Ministério Público Federal e será oficializada em portaria a ser publicada nesta terça-feira (13).

A portaria vai manter a estrutura do grupo, que atua desde 2014 e conta com 15 procuradores. Ao todo, a equipe tem 69 integrantes entre procuradores, servidores, contratados e estagiários.

Um comunicado divulgado pelo MPF nesta segunda-feira destaca a ampliação do grupo da Lava Jato nos últimos anos. Segundo o órgão, foram destinados R$ 808 mil aos procuradores só neste ano para despesas de diárias e passagens aéreas. O texto ainda ressalta que a força-tarefa cresceu de 10 para 15 membros desde a primeira formação.

A nota do Ministério Público também explica que o órgão tem feito esforços para tentar reduzir os gastos com a força-tarefa, mas sem diminuir o número de membros ou cercear a atuação do grupo.

“A participação de um procurador em forças-tarefas ou grupos de trabalho pode se dar pelos modelos de atuação exclusiva (quando deixa o respectivo ofício e passa atuar apenas nos casos distribuídos à FT), de desoneração parcial (em que acumula parte das duas atividades com os novos encargos), e ainda sem desoneração (nas situações em que mantém integralmente as atividades no ofício do qual é titular). No caso da Força-Tarefa da Lava Jato no Paraná, nove dos atuais integrantes atuam no modelo de desoneração total ou parcial”, diz o texto, ressaltando que o custo anual com as substituições de procuradores chega a R$ 1,4 milhão.

A prorrogação da força-tarefa da Lava Jato por mais um ano ainda deve ser submetida ao Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.