Raquel Dodge se opõe a pedido da defesa de Cunha para anular condenação

  • Por Jovem Pan
  • 27/05/2019 09h21 - Atualizado em 27/05/2019 09h26
Fátima Meira/Estadão Conteúdo Deputado foi condenado por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, logo após ser cassado pelo Parlamento

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, se manifestou contra o pedido da defesa de Eduardo Cunha (MDB-RJ) de anular a condenação à qual o ex-presidente da Câmara foi submetido. O deputado foi condenado por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, logo após ser cassado pelo Parlamento.

Cunha foi denunciado pela PGR em 2016, no mês de março. Em junho daquele ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) abriu a ação penal que seria enviada em seguida à primeira instância pelo então juiz Sergio Moro. A vara de Curitiba condenou o emedebista a 15 anos e 4 meses de prisão.

Para os advogados de Cunha, a decisão de Moro na primeira instância “afronta” o acórdão do Supremo, que aceitou a denúncia também para crime eleitoral, item que foi retirado pelo juiz à época. A anulação da sentença é requisitada pela defesa com base neste argumento.

Raquel, no entanto, não vê justificativa para o pedido. “Embora o STF tenha recebido integralmente a denúncia ofertada pela Procuradoria-Geral da República, essa decisão não impedia [a Justiça de primeira instância] de absolver sumariamente o réu quanto a fatos por ela considerados atípicos, tal qual ocorreu em relação ao suposto crime eleitoral”, afirmou.

Na ação, Cunha foi acusado de receber US$ 1,5 milhão em propinas envolvendo a compra de um campo petrolífero no Benin, na África, pela Petrobrás, em 2011.

Preso desde outubro de 2016 no Paraná, o ex-presidente da Câmara recebeu na semana passada autorização da Justiça do Rio de Janeiro para cumprir pena na capital fluminense, onde mora sua família.

Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.