Distrito Federal vai reabrir bares e restaurantes; aulas presenciais voltam no fim do mês

Bares e restaurantes poderão reabrir a partir do dia 15, enquanto aulas presenciais serão retomadas em 27 de julho

  • Por Jovem Pan
  • 02/07/2020 14h57 - Atualizado em 03/07/2020 08h25
WALLACE MARTINS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Bares e restaurantes poderão reabrir a partir do dia 15, enquanto aulas presenciais serão retomadas em 27 de julho

O Governo do Distrito Federal anunciou nesta quinta-feira (2) que vai permitir a reabertura de bares e restaurantes a partir do dia 15 de julho. O plano ainda prevê a retomada das aulas presenciais no fim deste mês.

Pelo cronograma de reabertura divulgado hoje, voltam a funcionar na terça-feira (7) salões de beleza, barbearias, centros estéticos e academias. No dia 15 de julho, poderão abrir bares e restaurantes. O DF já havia liberado diversos tipos de comércio, como lojas de móveis, por exemplo.

Nesses estabelecimentos, não haverá mudança nos horários, como em várias outras cidades do país. Bares e restaurantes não poderão ter música ao vivo, bem como a realização de eventos.

Os estabelecimentos deverão garantir distanciamento entre os clientes de pelo menos dois metros, utilização de equipamentos de proteção individual, revezamento de trabalhadores, proibir nas equipes pessoas do grupo de risco, disponibilizar álcool em gel 70%, higienização dos estabelecimentos e banheiros, uso de máscaras de proteção facial e aferição da temperatura de trabalhadores e clientes.

O decreto do governador Ibaneis Rocha também instituiu a volta das aulas presenciais. No dia 27 de julho, entram no cronograma de reabertura as escolas, universidades e faculdades da rede privada.

Em 3 de agosto, ficam autorizadas as instituições de ensino da rede pública. Para estas, haverá um retorno gradativo, começando com as do ensino médio e indo para as séries inferiores, até chegar ao infantil. As creches são proibidas de abrir por determinação judicial.

O GDF anunciou, ainda, que distribuirá máscaras e garrafas de água aos alunos. Além disso, fará a testagem dos trabalhadores da educação.

*Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.