Receita evita envio pelo porto de Santos de 315 quilos de cocaína para a Espanha
A Alfândega da Receita no porto de Santos frustrou, nesta sexta, 15, a tentativa de envio ao exterior de 315 quilos de cocaína. A Receita identificou um contêiner contendo três unidades de transformadores, sendo que, em um deles, foi constatada a presença de tabletes de cocaína.
A seleção da carga para conferência é resultado da análise de risco baseada em critérios específicos, inclusive fazendo o uso de imagens não intrusivas – obtidas através do escaneamento de contêineres.
Essa inspeção contou com o apoio de um dos cães de faro da Unidade, que “sinalizou positivamente quanto à contaminação da carga”.
O destino seria o porto de Las Palmas (Ilhas Canárias), na Espanha, informou a Assessoria de Comunicação Institucional da Alfândega da Receita.
Os auditores suspeitam da técnica criminosa denominada ‘rip-on/rip-off’, em que a droga é inserida em uma carga lícita sem o conhecimento dos exportadores e importadores.
A droga interceptada pela Receita foi entregue à Delegacia de Polícia Federal de Santos, que prosseguirá com as investigações.
*Com Estadão Conteúdo
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.