Redução da pressão noturna economiza 4,9 bilhões de litros de água em uma semana, diz Sabesp
Restrição foi adotada por determinação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) e é feita no período noturno, quando há menor consumo pela população
A redução da pressão noturna na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) economizou 4,9 bilhões de litros de água entre os dias 8 e 14 de outubro, segundo a Sabesp. A economia equivalente ao consumo de 860 mil pessoas durante um mês ou o total consumido pela cidade de Santos consome durante dois meses. Desde que foi implementada, em 27 de agosto, a medida economizou mais de 22 bilhões de litros de água. A quantidade suficiente para abastecer as cidades de São Bernardo, Santo André, Mauá e Diadema, no ABC, por 30 dias.
A redução da pressão foi adotada por determinação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) e é feita no período noturno, quando há menor consumo pela população. O objetivo é preservar os mananciais que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo, que vive a estiagem mais severa dos últimos dez anos.
Entre os dias 27 de agosto e 21 de setembro, a redução era de oito horas, começando às 21 horas e encerrando às 5 horas. A partir de 22 de setembro, o tempo foi ampliado em duas horas, das 19 horas às 5 horas.
“A companhia reitera que os imóveis que possuem caixa d’água com tamanho adequado para o seu padrão de consumo, como previsto no Decreto Estadual 12.342/78, não devem sentir os efeitos”, afirma a Sabesp por meio de nota. A empresa lembra ainda a importância do uso consciente da água por toda a população.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Nátaly Tenório


Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.