Reforma da Previdência pode ser fatiada, com foco na idade mínima

  • Por Jovem Pan
  • 04/12/2018 20h13
Ernesto Rodrigues/Estadão Conteúdo Bolsonaro falou com a imprensa após reunião com parlamentares do DEM e do PRB

A reforma da Previdência pode ser encaminhada ao Congresso Nacional de forma “fatiada”, sinalizou o presidente eleito Jair Bolsonaro nesta terça-feira (4). O foco inicial deve ser o estabelecimento de uma idade mínima para aposentadoria, respeitando uma diferença de tempo entre homens e mulheres, como acontece atualmente.

Segundo ele, a “tendência” de começar as mudanças por faixas etárias está “bastante forte” entre os membros da equipe de transição de governo. Bolsonaro entende que seria “menos difícil” aprovar a matéria em etapas. Nesta terça, o futuro presidente se reuniu com bancadas do MDB e do PRB e pediu apoio de parlamentares.

“Na proposta que está aí, [a idade mínima de] 65 é para 2030. Nós vamos fazer aquilo que cabe nos nossos quatro anos de mandato. A ideia é pegar parte da proposta que está aí e botar nos quatro anos”, disse. A ideia de Bolsonaro é aumentar a idade mínima “em dois anos para todo mundo”. Hoje, não há idade mínima para se aposentar.

Propostas

Nas regras atuais, os homens podem se aposentar se tiverem pelo menos 35 anos de contribuição e as mulheres, 30 anos. Entretanto, também é possível pedir a aposentadoria com no mínimo 60 (homens) ou 65 anos (mulheres), desde que haja pelo menos 15 anos de contribuição previdenciária. A reforma deve mudar esses pontos.

A proposta encaminhada pelo presidente Michel Temer ao Congresso Nacional determina que só poderia ter aposentadoria integral o homem e a mulher com idade mínima de 65 e 63 anos, respectivamente – a regra levaria 20 anos para ser atingida. Havia especulações de que a proposta poderia ter perdido fôlego após as eleições.

“Não adianta você ter uma proposta ideal que vai ficar [parada] na Câmara ou no Senado, o prejuízo seria muito grande. A ideia é começar pela idade, atacarmos os privilégios e tocar essa pauta pra frente. A Previdência cresce ano após ano e não podemos deixar o Brasil chegar à situação que chegou a Grécia para tomar providência”, disse Bolsonaro.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.