Reforma Política deve incluir criação de federação partidária

  • Por Estadão Conteúdo
  • 15/09/2016 12h19
Divulgação Senadores votaram as alterações do texto base da reforma política nesta quarta-feira

A PEC da Reforma Política está em fase de discussão no plenário do Senado, que deve receber outras sugestões. A mais popular entre os senadores é a proposta de federação partidária, instrumento que deve ajudar a manter partidos em funcionamento mesmo com a cláusula de barreira.

O objetivo inicial da PEC era justamente diminuir o número de partidos políticos com representação no Congresso Nacional, que hoje chega a 35, por meio de uma cláusula de desempenho eleitoral. A proposta preocupa partidos menores, principalmente legendas ideológicas como PCdoB, PSOL e Rede, que seriam fechadas por não alcançarem o porcentual mínimo de votos estabelecido no projeto. 

Com a federação partidária, entretanto, as legendas vão poder se reunir sob um mesmo comando para alcançar a cláusula de barreira. A proposta, de autoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), permite que dois ou mais partidos formem uma federação que poderá atuar como se fosse uma agremiação única. Algo como uma fusão temporária de partidos.

“A federação vem a ser uma coligação mais permanente, mais duradoura”, resumiu a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). De acordo com a proposta do senador Valadares, as legendas reunidas em uma federação devem permanecer a ela filiadas por, no mínimo, quatro anos, além de cumprir outras exigências mais rígidas que em uma coligação.

Relator da Reforma Política e líder do governo Temer no Senado, Aloysio Nunes (PSDB-SP) classificou a federação partidária como “essencial” para viabilizar a PEC. Ele ainda estuda como inserir a sugestão em seu relatório para ser votado no plenário do Senado. 

Mais mudanças

É possível que mais mudanças sejam incluídas no texto da Reforma Política antes mesmo de seguir para a Câmara dos Deputados. Os líderes partidários do Senado fecharam um acordo para que o projeto seja discutido em conjunto com a PEC 113A/2015, uma reforma política ampla, com diversos pontos, que não conseguiu caminhar no Senado durante o ano anterior. 

Por enquanto, as propostas serão apenas discutidas ao mesmo tempo, mas ainda não tramitam em conjunto. A estratégia política é manter um texto enxuto. Desde o dia em que apresentou a PEC, que assina ao lado de Ricardo Ferraço (PSDB-ES), o senador Aécio Neves (PSDB-MG) defendeu que a tramitação do projeto seria mais ágil se tratasse de poucos pontos da Reforma Política. O texto se restringe à cláusula de barreira e ao fim das coligações proporcionais.

Mas já existem articulações para juntar as PECs. “As duas propostas são convergentes. Ao final da discussão, é possível que se identifiquem pontos de uma PEC que possam ser somados à outra e, mediante uma emenda, se pode unir isso”, disse Aloysio.

Muito mais ampla, a PEC 113A/2015 surgiu de uma comissão de Reforma Política em 2015 e trata de assuntos como doações de campanha, reeleição para cargos no Executivo, acesso aos recursos do fundo partidário, normativas do Tribunal Superior Eleitora (TSE), entre outros.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.