Reforma política não deve ocorrer em breve; entenda

  • Por Jovem Pan
  • 03/11/2014 08h01

Tratado como tema prioritário do segundo mandato de Dilma Rousseff, reforma política ainda divide opiniões e dificilmente acontecerá agora. Atualmente existem pelo menos quatro propostas diferentes sendo analisadas, uma delas é a da presidente, que propõe plebiscito para decidir o assunto.

Em contrapartida, o Congresso defende que os parlamentares elaborem uma proposta de reforma e que ela passe por referendo popular. Na avaliação do cientista político Rubens Figueiredo, a fragmentação da Câmara e do Senado impedem a concretização da reforma.

*Ouça os detalhes no áudio

A formação do novo Congresso em pouco mais de dois meses deverá interromper a discussão ou elaboração de proposta efetiva de reforma. Além disso, na opinião do historiador Marco Antonio Villa, o próximo ano terá um grande embate no Supremo, o que mudará o foco da política.

O vice-presidente Michel Temer foi encarregado de articular o debate sobre a reforma política dentro de seu partido, o PMDB. Na próxima quarta-feira (05), o conselho político da legenda se reunirá no Palácio do Jaburu para afinar o discurso sobre o tema.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.