Relator da reforma da Previdência alerta: ‘É preciso cuidado com destaques da oposição’

  • Por Jovem Pan
  • 11/07/2019 18h19 - Atualizado em 11/07/2019 18h32
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Samuel Moreira "Terão destaques que podem destruir a votação de ontem", afirmou Samuel Moreira

O relator da comissão especial da reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), afirmou nesta quinta-feira (11), durante a análise dos destaques que podem alterar pontos do texto-base do projeto, que “é preciso ter muito cuidado com os destaques que podem destruir a reforma”, em especial “os que são da oposição”.

“Precisamos ter muito cuidado com os destaques, temos que continuar trabalhando juntos, em maioria. Terão destaques que podem destruir a votação de ontem”, alertou. “Nós precisamos avançar, temos convicção que a reforma é o caminho certo para proteger os mais pobres. Não é para o governo, não é para a oposição, é pelo Brasil”, completou.

Moreira pontuou que são necessários alguns acordos, como o destaque que faz ajuste nas regras de aposentadorias para mulheres e para os servidores da ativa, seja os policiais ou os professores. Ele declarou, no entanto, que em vez de propor destaques que retiram essas categorias da reforma, deve-se “construir por entendimento destaques que melhorem as condições”.

O relator ressaltou ainda que “a reforma não resolve tudo”. “É preciso que, a partir daí, o governo faça a sua parte. Estamos apenas construindo um alicerce”, disse. “O Brasil espera de nós o que fizemos ontem, que possamos continuar nesse caminho convicto de que esse texto foi produzido e discutido por todos nós e que está muito melhor do que o que o governo mandou pra cá”, finalizou.

O Plenário da Câmara dos Deputados realiza nesta quinta-feira (11) sessões extraordinárias para continuar a votação da reforma da Previdência (PEC 6/19). O texto-base da proposta foi aprovado na quarta (10) à noite, por 379 votos a 131, em primeiro turno. Os deputados ainda precisam analisar destaques que podem alterar pontos do texto e, em seguida, realizar a votação em segundo turno.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.