Relatório da CPI de Brumadinho será apresentado nesta terça-feira

O relator, senador Carlos Viana (PSD-MG), deve pedir o indiciamento de pelo menos 14 pessoas

  • Por Nicole Fusco
  • 02/07/2019 07h00
Divulgação/Agência Senado O relator da CPI de Brumadinho, no Senado, Carlos Viana (PSD-MG) O relator da CPI de Brumadinho, no Senado, Carlos Viana (PSD-MG)

O senador Carlos Viana (PSD-MG) deve apresentar nesta terça-feira (2) o relatório final, de 52 páginas conclusivas, da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga o rompimento de barragem de Brumadinho, em Minas Gerais. A tragédia ocorreu em 25 de janeiro e deixou 246 mortos e 24 desaparecidos.

Viana vai pedir o indiciamento de catorze pessoas, entre elas, executivos da Vale, responsável pela barragem que se rompeu. O relatório sugere também a votação de três projetos que tratam de crimes ambientais, da segurança de barragens de rejeitos e da tributação da exploração de minérios no país.

Também serão apontados no documento o fim das barragens de resíduos no prazo de 10 anos e a definição do valor para o pagamento de indenizações.

A expectativa da presidente da CPI, senadora Rose de Freitas (Podemos-ES), é que o relatório seja lido nesta terça e votado até quinta-feira, dia 4.

Para ela, que já estava no cargo em novembro de 2015, quando estourou a barragem em Mariana (MG), a tragédia de Brumadinho confirmou que a Vale operou “com total descaso da vida humana”. “Para mim, o momento agora é de ‘basta’. Não há mais nenhuma conplacência com qualquer operação [da Vale]”, disse a senadora em entrevista à Jovem Pan.

A senadora criticou o fato de que a Vale seja fiscalizada por auditorias contratadas por ela mesma. “Não estou dizendo que essas pessoas são compradas, estou dizendo que não está certo. Ela precisa prestar contas”, afirmou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.