Renan foi escolhido novo líder do PMDB do Senado por aclamação

  • Por Estadão Conteúdo
  • 31/01/2017 13h11

O presidente do Senado Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil ABR - O presidente do Senado

Em reunião realizada na residência oficial do Senado nesta terça-feira, 31, integrantes da bancada do PMDB escolheram, por aclamação, o senador Renan Calheiros (AL) para ser o novo líder do partido na Casa. A informação foi confirmada por meio da assessoria do peemedebista. 

No encontro, que ainda acontecia por volta das 12h30, integrantes da legenda também ratificaram a indicação do senador Eunício Oliveira (CE) para disputar a presidência do Senado. O nome do senador cearense já era dado certo desde o final do ano passado, quando começaram a avançar as articulações para a sucessão do comando da Casa. A eleição para a Mesa Diretora do Senado está prevista para ocorrer nesta quarta-feira, dia 1º, a partir das 16h.

Em relação a Renan, ainda havia uma certa expectativa de ele assumir a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), principal colegiado da Casa e por onde passará a indicação do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) – que irá substituir Teori Zavascki, morto em acidente aéreo no último dia 19.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo durante o recesso, Renan ressaltou que ao descer da cadeira de comando Senado iria vestir o figurino de apagador de “incêndios” do governo na Casa. 

No Palácio do Planalto, ele é considerado como “novo Sarney” capaz de dialogar tanto com integrantes da base aliada quanto da oposição. Em razão disso, ao assumir a liderança, Renan Calheiros deve manter-se como principal interlocutor do governo dentro do Congresso. 

Os integrantes da bancada ainda discutem a indicação para as demais vagas que deverão ficar com o partido. Para a CCJ, o nome cotado é o do senador Raimundo Lira (PB) e para a segunda vice-presidência, Marta Suplicy (SP).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.