Com mais de 10 mil casos de Covid-19, Rio tem 3 mil leitos de UTI vazios

  • Por Jovem Pan
  • 02/05/2020 09h00
Sandro Pereira/Estadão Conteúdo O governo de São Paulo ingressou com ação no STF no dia 10 de fevereiro, após uma semana de ameaças; dois dias antes, governador do Maranhão já havia feito solicitação com o mesmo teor à Corte Os espaços estão tecnicamente bloqueados por falta de equipamentos, profissionais de saúde e alguns ajustes e obras necessárias para prepará-los

Um mapeamento feito nas redes federal, estadual e municipal de saúde do Rio de Janeiro indicou que tem aproximadamente três mil leitos vazios no estado, que poderiam estar sendo utilizados por pacientes da Covid-19 e outras enfermidades.

Os leitos estão tecnicamente bloqueados por falta de equipamentos, profissionais de saúde e alguns ajustes e obras necessárias para prepará-los. Recentemente, o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública conseguiram algumas vitórias para pedir a reabertura dos espaços.

Nesta sexta-feira (1º), por exemplo, a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou o desbloqueio em até quatro dias de pelo menos 138 leitos de terapia intensiva para síndrome respiratória aguda grave que estão impedidos ou foram transformados em leitos comuns no Sistema de Regulação (Sisreg) do estado.

Além disso, a rede federal — que disponibilizou até agora somente 18 leitos — precisa abrir 170, prazo este que já venceu, mas não foi cumprido. O Rio tem seis hospitais federais. O estado está próximo a um colapso do sistema de saúde, com mais de 10 mil casos confirmados de coronavírus e 921 mortes até sexta-feira.

* Com informações do repórter Rodrigo Viga

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.