Rio inicia nesta quarta-feira segunda fase da reabertura econômica

  • Por Jovem Pan
  • 17/06/2020 10h54
Estadão Conteúdo A prefeitura informou que a reabertura foi autorizada considerando os números de óbitos e quantidade de leitos disponíveis na rede pública de saúde

O Rio de Janeiro começa, nesta quarta-feira (17), a segunda fase da reabertura econômica programada pela prefeitura do Rio de Janeiro após cerca de três meses de isolamento social adotado pela Covid-19. Nesta fase da flexibilização poderão ser abertos shoppings populares.

Na terça-feira (16) foi permitido o funcionamento do Mercadão de Madureira, um dos principais da zona norte da cidade. Os shoppings centers tiveram a autorização de retomada antecipada na quinta-feira (11) por causa do Dia dos Namorados, data importante para os lojistas.

Com a segunda fase, segundo o prefeito Marcelo Crivella, os locais poderão reabrir seguindo os parâmetros de controle sanitário e distanciamento. Verificação de temperatura dos funcionários e clientes e os horários restritos de 9h às 17h também deverão ser adotados.

A prefeitura informou que a reabertura foi autorizada considerando os números de óbitos e quantidade de leitos disponíveis na rede pública de saúde. Além da retomada de shoppings, as partidas de futebol também serão retomadas, mas sem a presença de público.

Funcionamento restrito
Lanchonetes, bares, restaurantes, quiosques e cafés podem funcionar para entregas e retiradas. O comércio ambulante legalizado está autorizado, mas não pode ocorrer na faixa de areia, nem nos calçadões da orla, bem como nas praças e parques. Feiras de arte e artesanato permanecem proibidas.

Retomada das atividades em escritórios, consultórios e clínicas também estão permitidas com restrições. Hotéis e hostels podem funcionar, mas os pontos turísticos permanecem fechados. Comércios de rua, no entanto, permanecem fechadas, assim como estabelecimentos em galerias e centros comerciais. A multa quem desobedecer a determinação é de até R$ 50 mil.

O retorno das atividades nas academias de ginástica e salões de beleza só ocorrerá na próxima etapa, podendo ser antecipado caso as curvas de contágio e número de óbitos diminuam. Escolas permanecem fechadas.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.