Saiba o que é borduna, termo usado em entrevista por Bolsonaro

Trata-se de uma arma indígena utilizada para a caça, ataque ou defesa

  • Por Jovem Pan
  • 04/09/2019 16h40 - Atualizado em 04/09/2019 16h40
Reprodução Comumente, "levantar a borduna" pode ser utilizada como uma expressão para se referir a um ultimato

O presidente Jair Bolsonaro disse, em entrevista à Folha de S. Paulo na manhã desta quarta-feira (4), que “se levantar a borduna, todo mundo vai atrás dele”. Após a fala, o termo incomum “borduna” apareceu como um dos mais procurados na internet e nas redes sociais.

Segundo o dicionário Aurélio, trata-se de uma “arma indígena de madeira compacta, geralmente cilíndrica e longa”. Ela é utilizada para ataque, defesa ou caça e é descrita como uma das mais tradicionais do povo tupi. É uma espécie de clava, um pau pesado em uma extremidade que causa danos pelo impacto direto.

As formas dessa arma (comprimento, peso, forma, decoração, etc) e até os nomes (borduna, manacã, tangapema, ivirapema, tacape, etc), variam para cada grupo indígena. Comumente, “levantar a borduna” pode ser utilizada como uma expressão para se referir a um ultimato.

O contexto em que Bolsonaro utilizou a palavra foi para explicar que declarações recentes, como a que fez sobre a morte do pai do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, na época da ditadura, são reações ao que chamou de “sacanagens” contra ele. Apesar disso, segundo o presidente, ele ainda não “tomou nenhuma medida excepcional”. Provavelmente, Bolsonaro queria dizer, assim, que o povo brasileiro tem apoiado as suas decisões.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.