Damares Alves: ‘Se tivesse que dar um conselho para pais de menina é: fujam do Brasil’

  • Por Jovem Pan
  • 15/02/2019 12h26 - Atualizado em 15/02/2019 13h01
Estadão Conteúdo A ministra da Mulher disse que irá trabalhar para mudar esse cenário de violência.  "Vamos ter que proteger a mulher desde a infância, vamos ter que ver isso como um grande revolução cultural."

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, disse estar preocupada com os casos de abuso e violência sexual contra a mulher no Brasil. Ela afirmou que se tivesse um conselho aos pais e mães de meninas seria: “Fuja do Brasil”. A afirmação aconteceu em entrevista exclusiva ao repórter Reinaldo Oliveira, da Jovem Pan João Pessoa.

Na entrevista, Damares explicou que recebeu uma pesquisa com um dado preocupante: uma a cada três meninas será vítima de algum tipo de abuso até os 18 anos. Sem especificar a origem ou o instituto responsável pelo levantamento, a ministra afirmou que, atualmente, o “Brasil é o pior país da América Latina para se criar uma menina”. E emendou: “Se tivesse que dar um conselho pra quem é pai ou mãe de menina: fuja do Brasil.”

No entanto, a ministra da Mulher disse que irá trabalhar para mudar esse cenário de violência. “Vamos ter que proteger a mulher desde a infância, vamos ter que ver isso como um grande revolução cultural”, disse.

Ouça o áudio completo:

Educação domiciliar
Até pouco tempo desconhecida da maior parte dos brasileiros, a ministra tem se notabilizado por propor mudanças profundas na legislação brasileira.

Uma delas é a regulamentação do ensino domiciliar. Na visão de Damares, a prática é bem vista e aceita em diversos países mais ricos que o Brasil. “Em muitos países desenvolvidos, essa é uma modalidade permitida. E o Brasil é uma grande potência. Queremos entregar para o Brasil essa possibilidade”, disse.

Damares afirmou que o ensino domiciliar não será obrigatório e sim uma opção para os pais. Segundo ela, a iniciativa ajudaria famílias que moram longe dos grandes centros e precisam se descolar até 30 quilômetros para levar os filhos na escola.  Além disso, atualmente, a legislação prevê a obrigatoriedade da matrícula aos 4 anos de idade. “Se o pai não colocar a criança na escola com 4 anos, ele sofre punição. Estamos apresentado uma proposta para que essa famílias não fiquem na ilegalidade”, disse.

Ainda de acordo com a ministra, mais de 30 mil famílias já praticam o ensino domiciliar no Brasil.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.