Se houver elementos, TSE está apto a julgar cassação de Dilma, diz Mendes

  • Por Jovem Pan
  • 08/11/2015 09h10
Carlos Humberto/SCO/STF Ministro Gilmar Mendes

O Tribunal Superior Eleitoral não terá problemas para enfrentar a cassação da presidente Dilma, caso seja comprovado que ocorreu abuso de poder econômico e político nas eleições do ano passado, segundo afirmou o ministro do STF e vice-presidente do TSE, Gilmar Mendes.

Mendes acabou preterido da relatoria de uma das quatro ações em discussão na corte. De acordo com o ministro, isso não é algo desejável, “mas se houver elementos, o tribunal poderá se pronunciar sobre isso, como tem se pronunciado em casos de senador, deputado, prefeito e vereador”.

A respeito da Operação Lava Jato, o ministro defendeu, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, a descoberta do comando do esquema e lembrou que a presidente Dilma Rousseff ocupou cargos relevantes durante o desenrolar das irregularidades na estatal.

“Sabemos que isso não se desenvolveu por geração espontânea e ela estava em funções-chave desde o Ministério de Minas e Energia, Casa Civil e Presidência. Tem ela condições de continuar a governar?”, questionou.

Em entrevista ao jornal, Gilmar Mendes afirmou que a situação de Dilma é difícil, já que existem discussões abertas, como o impeachment, processos na Justiça Eleitoral.

Sobre uma possível renúncia, o ministro disse que não faria juízo de valor, no entanto esclareceu: “estou convencido de que é muito difícil chegarmos a 2018 com esse quadro de definhamento econômico”.

*Informações do jornal Folha de S. Paulo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.