Segunda fase da vacinação contra gripe atinge apenas 36% do público-alvo
Com previsão para terminar na sexta-feira (8), a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe atingiu apenas 36% do público-alvo, o que equivale a 5,6 milhões de pessoas. Segundo o Ministério da Saúde, a meta era de chegar a 90% de imunização.
Faltam ainda cerca de 10 milhões de pessoas para esta fase, focada em povos indígenas, caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Ao todo, os profissionais de transporte coletivo, caminhoneiros e portuários são os que registraram a menor procura para imunização. Até o momento, apenas 467 mil doses foram aplicadas, quando a estimativa era a de vacinar 2,6 milhões de profissionais.
A primeira fase da campanha imunizou mais de 18,9 milhões de idosos e 3,8 milhões de profissionais da saúde. Já a terceira fase, que será iniciada na próxima segunda-feira (11), terá como público-alvo pessoas com deficiência; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; e mães no pós-parto até 45 dias.
Professores das escolas públicas e privadas e os adultos de 55 a 59 anos de idade também poderão se vacinar ente os dias 18 de maio e 5 de junho.
Influenza
Até o dia 18 de abril deste ano, foram registrados 1.696 casos de pessoas hospitalizadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave por causa da influenza (gripe) em todo o país. O Ministério da Saúde já contabiliza 163 mortes pela doença.
*Com informações da Agência Brasil
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.