Seis funcionários da Petrobras são ouvidos pela CPI nesta quarta-feira (10)
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras ouve nesta quata-feira (10) seis funcionários e ex-funcionários de segundo e terceiro escalão da Petrobras, com passagens por vários setores da empresa. Eles foram convocados a pedido do deputado Altineu Côrtes (PR-RJ), sub-relator responsável pela investigação do superfaturamento na construção de refinarias.
Em sua maioria, os funcionários participaram de fases da licitação e construção das refinarias Abreu e Lima, em Pernambuco; Henrique Lage, em São Paulo; Presidente Vargas, no Paraná; e Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro. São eles: Maurício Guedes, Heyder de Moura Carvalho (ex-gerente de Compras para Empreendimentos da Área de Abastecimento da Petrobras), Carlos Frederico Trevia (ex-gerente de Relacionamento e Comunicação da estatal), Marcos José Pessoa de Resende, Nilton Maia e Sérgio Bezerra.
Eles não são acusados de irregularidades e serão ouvidos na qualidade de testemunhas – e, como tal, são obrigados a dizer a verdade.
Os deputados querem saber detalhes do processo de formação de preços das obras licitadas pela Petrobras. Segundo vários depoentes, como o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, a estatal aceitava propostas das empresas dentro de uma margem 20% maior até 15% menor que a estimativa de custos feita pela própria Petrobras.
Costa e outros dois acusados que fizeram acordo de delação premiada com a Justiça, o ex-gerente de Tecnologia Pedro Barusco e o empresário Augusto Mendonça Neto, afirmaram que não havia irregularidades no processo de estimativa de preços e nas licitações.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.