Sem-Teto ganha do PT área ocupada irregularmente, mas PSDB é contra

  • Por Jovem Pan
  • 18/06/2014 08h41

O movimento dos Sem-Teto ganhou área irregular ocupada após acordo com PT pelo fim das manifestações durante a Copa do Mundo. A pressão surtiu efeito e o local invadido em Itaquera, chamado de A Copa do Povo, será transformado em Zona Especial de Interesse Social.

Mas a oposição conseguiu retirar do Plano Diretor a mudança no zoneamento, caso contrário, haveria grande obstrução à votação do projeto. Falando ao repórter Marcelo Mattos, Andrea Matarazo, do PSDB, condenou a formalização de áreas ocupadas pela pressão de manifestações.

*Ouça os detalhes no áudio

O PT tentou utilizar propostas já protocoladas na Câmara para resolver a questão mas não obteve sucesso e irá apresentar projeto sobre o tema. Em entrevista ao repórter Anderson Costa, o prefeito Fernando Haddad, descartou ceder a pressões dos movimentos populares.

Diante das seguidas manifestações, o governo federal fez acordo com o MTST por construção de moradias pelo Minha Casa Minha Vida. O vereador do PT, Paulo Fiorilo, descartou privilégio e prevê a votação do Plano Diretor até o final do mês.

A maior verticalização da capital será autorizada em áreas consolidadas, após mudança à restrição no texto original de prédios de 8 andares. O Plano Diretor cedeu a pressões de um aeroporto em Parelheiros e 30% da outorga onerosa irão financiar corredores de ônibus.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.