Senado aprova projeto que inscreve nome de JK no Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria
O Senado aprovou nesta terça-feira (27) um projeto de lei que inscreve o nome de Juscelino Kubitschek de Oliveira, ex-presidente da República, no Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria. O livro está guardado no Panteão da Pátria e Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.
JK tem entre seus legados a transferência da capital do país com a construção de Brasília, em abril de 1960.
O projeto, que é de autoria do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), afilhado do ex-presidente, segue para a sanção presidencial. O relator, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), foi favorável à aprovação da matéria na Comissão de Educação, Cultura e Esporte e destacou que JK foi um dos maiores estadistas da história do País.
Quem tem seu nome inscrito no Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria ganha o status de herói nacional. O livro tem páginas de aço e toda vez que um novo nome é gravado, é realizada uma cerimônia in memorian ao homenageado.
O primeiro nome inscrito no Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria foi o de Tiradentes. Outros homenageados foram: Zumbi dos Palmares, Dom Pedro I, Santos Dumont, Villa-Lobos, Anita Garibaldi, Ana Néria entre outros.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.