Senado elege presidentes para três comissões permanentes da Casa

  • Por Agência Brasil
  • 03/03/2015 14h49
Foto: Reprodução Disputa pela presidência do Senado Federal divide opiniões

Após mais de um mês do início do ano legislativo, três comissões do Senado elegeram oficialmente seus presidentes por aclamação nesta terça-feira (3). O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) presidirá a Comissão de Ciência de Tecnologia (CCT); Otto Alencar (PSD-BA), a de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle (CMA); e Paulo Paim (PT-RS), a de Direitos Humanos.

Na CCT, Cristovam adiantou que dará prioridade à regulamentação da Emenda Constitucional 85, que estimula o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação, promulgada na semana passada pelo Congresso. A expectativa é que, na próxima reunião da comissão, seja votado um requerimento de audiência pública para tratar do tema que poderá ter a presença dos ministros da Ciência e Tecnologia e Inovação Aldo Rebelo, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Na mesma reunião será definido o vice-presidente da comissão.

Cristovam, que, por falta de candidatos, deixou a escolha do vice-presidente para a semana que vem, falou sobre seu temor quanto à proposta de regulamentação da mídia. “A gente começa fazendo algumas regulamentações até corretas, para evitar excessos, mas depois vem a tentação de dar uma passo a mais e, de repente, a mídia termina controlada totalmente”, observou.

Também ficou para a semana que vem, a escolha do vice-presidente da CDH que, pela terceira vez, será comandada pelo senador Paulo Paim. Já na primeira reunião foram aprovados requerimentos de autoria do presidente para realização de audiências públicas. Entre elas está a que propõe o debate das medidas provisórias (MPs) 664 e 665, que mudam as regras de concessão de benefícios previdenciários e trabalhistas. Também foi aprovada audiência pública para discutir a situação dos caminhoneiros no país.

Na CMA, a transposição do Rio São Francisco será prioridade, disse o novo presidente, Otto Alencar. O assunto também deve ser discutido em sessão temática no plenário da Casa. A vice-presidência da comissão ficou com o senador Athaídes Oliveira (PSDB-TO).

A presidência da principal comissão da Casa, a de Constituição e Justiça (CCJ) será definida durante reunião da bancada do PMDB no fim da tarde de hoje. Quatro senadores da legenda manifestaram interesse em comandar o colegiado: Edison Lobão (MA), Garibaldi Alves (RN), José Maranhão (PB) e Roberto Requião (PR).

A bancada do PT também se reúne hoje, às 17h30, para indicar um de seus integrantes para comandar a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Nesse caso, a escolha será feita entre os senadores Delcídio do Amaral (MS) e Gleisi Hoffmann (PR).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.