Shopping em SC que reabriu com música e aglomeração é notificado pela Justiça
O Shopping Center Neumarkt foi notificado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina a adotar medidas para garantir o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas que transitam no local, limitar o número de pessoas e proibir a apresentação de shows de qualquer espécie.
Após mais de um mês fechado por causa dos decretos de isolamento, o shopping, em Blumenau, provocou aglomeração de pessoas com música ao vivo na reabertura que aconteceu nesta quarta-feira (22).
A decisão foi resultado de uma ação civil pública movida pela Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina (DPE-SC), após a ampla divulgação de vídeos que mostram aglomeração de pessoas na abertura do centro comercial, assim como apresentação de show musical.
Em caso de descumprimento, o estabelecimento pode ser multado em até R$ 500 mil por dia. Apesar de permitir o funcionamento dos shoppings, o Estado determinou que, para isso, fossem tomadas medidas para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.
Blumenau é a terceira cidade com maior número de casos confirmados de contaminação pela covid-19 em Santa Catarina. Até o momento são 81 pessoas infectadas.
A decisão determina, ainda, que a Vigilância Sanitária deverá comprovar, em cinco dias, abertura de procedimento administrativo contra o estabelecimento.
Em nota, o grupo Almeida Júnior, rede que administra o centro comercial, disse que a reabertura foi “uma forma carinhosa de demonstrar o respeito que temos pelos nossos clientes” e que “o movimento durante este primeiro dia de abertura esteve 100% dentro dos padrões estabelecidos”.
Nas redes sociais, diversos vídeos mostravam o dia de reabertura do local. É possível ver idosos e crianças caminhando com máscaras, mas sem respeitar o distanciamento recomendado pelos órgãos de Saúde.
Ignorando todas as recomendações médicas, comércio de Santa Catarina reabriu por decisão do governador Carlos Moises (PSL). Neste shopping de Blumenau, teve saxofone e aglomeração nas “boas-vindas”. É uma das cenas mais absurdas que vi. pic.twitter.com/dHhzsB0CF7
— Rômulo Costa (@romulocosta) April 22, 2020
*Com informações do Estadão Conteúdo
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.