Sobe para 58 o total de shoppings reabertos no Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 27/04/2020 16h33
Denner Ovídio/Estadão Conteúdo O Neumarkt, em Blumenau (SC), foi um dos 58 shoppings reabertos no Brasil com o relaxamento do isolamento

O País tem hoje 58 shopping centers abertos e 519 que permanecem fechados devido à pandemia do coronavírus. Mais cinco empreendimentos foram reabertos desde a última sexta-feira (24), segundo balanço da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

Nesta segunda-feira (27), foram reabertos: o Resende Shopping, Shopping Pátio Mix Resende (Rio de Janeiro), Pelotas Shopping (Rio Grande do Sul), Várzea Grande Shopping (Mato Grosso) e, no sábado (25), foi reaberto o Shopping Centronorte, em Apucarana (Paraná).

A reabertura do comércio tem ocorrido pouco a pouco no País, por causa da suspensão de parte dos decretos publicados por prefeituras e governos estaduais proibindo o funcionamento das unidades a fim de reduzir a circulação de pessoas e a transmissão do coronavírus.

Ao todo, são 34 cidades em nove estados onde a retomada das atividades já foi autorizada. A Abrasce estima que, em maio, a maioria ou todos os shoppings já estejam abertos. Até poucos dias atrás, todos os 577 shoppings do País estavam fechados.

Nos shoppings reabertos, o funcionamento segue regras específicas de decretos locais, como abertura em horário reduzido (geralmente entre 12h e 20h), número limitado de pessoas nas lojas, praça de alimentação com menos mesas, e fechamento dos cinemas por enquanto.

São Paulo

Nenhum shopping foi reaberto até agora no estado de São Paulo, onde há 182 unidades, o equivalente a um terço do mercado nacional. O estado também é o mais afetado pela pandemia de coronavírus, com 1.700 mortes. Os shoppings de São José dos Campos, Indaiatuba e Limeira chegaram a ter autorização para reabrirem as portas, mas tal medida acabou revogada porque o decreto do governo estadual limita as atividades até 11 de maio, quando está prevista uma retomada gradual das atividades.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.