Simone Tebet confirma pré-candidatura à presidência do Senado após declaração de Renan

  • Por Jovem Pan
  • 21/01/2019 19h23 - Atualizado em 21/01/2019 19h29
Andre Dusek/Estadão Conteúdo Senadora emedebista assumiu o cargo em 2015

Líder do MDB no Senado Federal, Simone Tebet (MS), confirmou nesta segunda-feira (21) que vai disputar a indicação do partido à presidência da Casa. Ela marcou reunião de bancada para o dia 29 para que parlamentares decidam quem vai representá-los na disputa. Mais cedo, Renan Calheiros disse não ter interesse no cargo.

“Coloco minha candidatura em defesa da independência, da autonomia, da soberania do Senado, que será a ponte de travessia para todas as saídas econômicas, sociais, regionais e políticas para o País”, afirmou a senadora em nota. “É preciso resgatar e fortalecer o papel constitucional do Senado Federal.” Ela iniciou o mandato em 2015.

Simone ressaltou que o Congresso Nacional vai ter importância em relação a “projetos determinantes” para o futuro do Brasil. Como exemplos, citou a reforma da Previdência e medidas para o combate à violência e a retomada do crescimento econômico. “Além disso, devemos absorver o recado das urnas, que clamou por renovação na política.”

Renan Calheiros

A senadora já era vista como o nome preferido de parlamentares emedebistas para a disputa por causa do desgaste do concorrente. Nesta segunda, Renan Calheiros indicou não ter interesse em eventual recondução ao cargo. “Não quero ser presidente do Senado. Os alagoanos me reelegeram para ser bom senador, não presidente.”

A declaração foi feita em rede social, mas ele ponderou que a decisão sobre o candidato da legenda “caberá à bancada”. Renan é alvo de manifestações públicas contra candidatura ao comando da Casa. Um dos nomes fortes nessa frente é o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da Operação Lava Jato, que investiga o senador.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.