Site elege Rio a 5ª cidade mais bela do mundo e SP a 9ª mais feia

  • Por Jovem Pan
  • 25/10/2017 12h14
Montagem Fotos Públicas e Marina Ogawa/Jovem Pan Descrições das cidades contempla as belezas naturais do Rio e diz que SP é "uma grande e feia selva de pedra”

O site de turismo UCityGuides publicou duas listas que têm gerado polêmica entre paulistanos e cariocas.

Para a publicação, especializada em turismo urbano pelo mundo, São Paulo é a nona cidade mais feia do mundo. Entram nesta lista, na ordem desde a cidade “mais feia”, Cidade da Guatemala, Cidade do México, Amã (Jordânia), Caracas (Venezuela), Luanda (Angola), Chisinau (Moldávia), Houston (EUA), Detroit (EUA), São Paulo (Brasil) e Los Angeles (EUA).

Na justificativa para incluir a capital paulista na lista, o site cita o Rio de Janeiro. “A natureza parece ter concentrado todo o seu esforço no Rio e se esqueceu completamente de outra grande metrópole. São Paulo pode ser uma das cidades mais animadas do mundo em termos de alimentação e compras, mas sem dúvida é uma grande e feia selva de pedra”, diz o texto.

Já o Rio é listado entre as 10 cidades mais bonitas do planeta, junto com (na ordem)  Veneza (Itália), Paris (França), Praga (república Tcheca), Lisboa (Portugal), Rio (Brasil), Amsterdã (Holanda), Florença (Itália), Roma (Itália), Budapeste (Hungria) e Bruges (Bélgica).

Na justificativa pela escolha da capital fluminense há referências à beleza natural do Rio. Veja:

“Alguns dizem que Deus criou o mundo em seis dias e o sétimo dedicou ao Rio. A cidade é de fato abençoada por um dos mais deslumbrantes cenários do mundo, tornando-a a cidade mais naturalmente bela do mundo. Mesmo que tenha sido desertada de prédios e população, qualquer um, do topo do Pão de Açúcar ou do Corcovado, observa uma das mais lindas paisagens. O verde, a exuberância tropical se misturam com o azul do oceano e o brilho da areia das praias, provando que de fato é a ‘Cidade Maravilhosa’, como os moradores a chamam”.

O que você acha da avaliação?

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.