Sob comando do PMDB e relatoria petista, CPI da Petrobras é instalada na Câmara

  • Por Reuters
  • 26/02/2015 15h32
Divulgação/PMDB Divulgação/PMDB Hugo Motta

A Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar denúncias de irregularidades na Petrobras foi instalada nesta quinta-feira na Câmara dos Deputados e será presidida por um peemedebista e relatada por um petista.

A CPI, que terá como um dos temas principais as investigações da operação Lava Jato, da Polícia Federal, será presidida pelo deputado Hugo Motta (PMDB-PB) e relatada por Luiz Sérgio (PT-RJ).

PT e PMDB são dois dos partidos que teriam recebido dinheiro do esquema de corrupção, segundo depoimento do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, que fechou acordo de delação premiada com a Justiça.

A Lava Jato investiga um esquema de corrupção em que empreiteiras teriam formado cartel para participar das licitações de obras da estatal e pagariam propina a funcionários da empresa, operadores que lavariam dinheiro do esquema, políticos e partidos.

A sessão de criação da CPI, a terceira instalada no Congresso Nacional para investigar a Petrobras desde o ano passado, teve polêmica quando o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) levantou questão de ordem pedindo que os parlamentares que receberam doações de campanha de empreiteiras envolvidas na Lava Jato não participassem da CPI.

A questão de ordem foi rejeitada pelo deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que presidia a sessão de instalação da comissão por ser o membro mais velho, o que levou o PSOL recorrer à CPI. O assunto deverá ser decidido por Motta.

A CPI, que deve tratar de outros assuntos envolvendo a estatal, como a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos e, possivelmente, de denúncias envolvendo a empresa durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, como quer o PT, receberá a partir de segunda-feira requerimentos de convocação de testemunhas e realização de audiências.

Até agora, 40 pessoas respondem a processo na Justiça Federal no âmbito da Lava Jato. Entre elas, dois ex-diretores da Petrobras –além de Costa o ex-chefe da área internacional Nestor Cerveró– e 23 réus ligados a seis das maiores empreiteiras do Brasil.

Além disso, a Procuradoria-Geral da República montou uma força-tarefa para analisar o envolvimento de políticos com mandato no esquema e o procurador-geral, Rodrigo Janot, deve apresentar uma lista com denúncias e pedidos de abertura de inquérito ao Supremo Tribunal Federal, onde pessoas com mandato devem ser julgadas pela lei, nos próximos dias.

(Reportagem de Eduardo Simões)

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.