SP busca apoio privado para aumentar leitos de UTI, afirma Covas

  • Por Jovem Pan
  • 10/05/2020 14h01 - Atualizado em 10/05/2020 14h14
Roberto Casimiro/Estadão Conteúdo Questionado sobre possível bloqueio total da cidade, o prefeito afirmou que a medida é a última opção para enfrentamento da pandemia

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), afirmou que a cidade busca a iniciativa privada para aumentar o número de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) em meio à pandemia da Covid-19. Ele declarou, em entrevista à GloboNews, que foram recentemente acrescentados 750 leitos de UTI e a intenção é ter mais 1,5 mil leitos até fim de maio.

“Estamos em parceria com sete hospitais privados para disponibilizar leitos para o SUS. A ideia é conseguir mais 800 leitos em parceria com o setor privado. Infelizmente, chegamos a 85% de ocupação dos leitos de UTI, e estamos correndo para não ter aqui a mesma situação de outros países.”

Questionado sobre possível bloqueio total da cidade, o prefeito afirmou que a medida é a última opção e que sua equipe discute alternativas diariamente para fazer com que o isolamento social volte a ser respeitado pela população. Atualmente, o índice de isolamento da cidade é de 48%, conforme divulgado na sexta-feira (8).

“Se as pessoas voltarem a respeitar ficar dentro de casa, para voltarmos ao índice de isolamento social de 55%, 60%, a curva vai achatando. Esperamos que as pessoas se conscientizem, agora também com a multa de rodízio”, disse, referindo-se à medida mais restritiva do rodízio de veículos, que valerá a partir desta segunda-feira (11).

Seguindo as novas regras do rodízio em São paulo, carros com placas final par só poderão circular em dias pares. E carros com placas final ímpar, em dias ímpares.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.