SP convoca pacientes crônicos para se vacinarem contra gripe

  • Por Jovem Pan
  • 25/04/2020 14h59
Tânia Rêgo/Agência Brasil vacina 9 de maio será o Dia D da vacinação contra a gripe

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo está convocando as pessoas com doenças crônicas e comorbidades a comparecerem aos postos de saúde para se imunizar contra a gripe. A cobertura vacinal entre esses grupos é de 24%, no momento.

De acordo com a pasta, até agora foram vacinadas 675.958 pessoas deste grupo, contemplado na segunda etapa da campanha iniciada no dia 16 de abril. A meta estadual é vacinar pelo menos 90% de um total de 2,8 milhões de doentes crônicos, grupo suscetível a vírus que provocam doenças respiratórias, como influenza e o novo coronavírus.

A campanha de vacinação contra a gripe começou em 23 de março. São Paulo vacinou, em tempo recorde, 100% dos idosos contra a gripe, marco histórico alcançado em apenas 17 dias de campanha, informou a secretaria.

Até o dia 23 de abril, foram vacinados 5,3 milhões de idosos (100%), 1,2 milhão de trabalhadores em saúde (89%) e 109,6 mil em forças de segurança e salvamento, grupos da primeira etapa. Já na segunda etapa, foram 3,5 mil indígenas (71%), 29,2 mil caminhoneiros, 19 mil motoristas de transporte coletivo, 1,9 mil portuários e 26 mil pessoas do sistema prisional.

O Dia de D, para todos os grupos do público-alvo, será em 9 de maio.

Coronavírus
A vacina contra a gripe não imuniza contra o novo coronavírus, mas a campanha é fundamental para reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios nos próximos meses. “Além de proteger a população contra a Influenza, precisamos minimizar o impacto sobre os serviços de saúde em meio a pandemia de covid-19, já que os sintomas destas doenças são semelhantes”, disse o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

Etapas da campanha de 2020

Etapa 1: Começou em 23 de março, para idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde; e em 30 de março para forças de segurança e salvamento;

Etapa 2: Começou em 16 de abril para portadores de doenças crônicas, comorbidades e outras condições clínicas especiais; caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários; sistema prisional; indígenas;

Etapa 3: a partir de 9 de maio, para demais públicos, incluindo pessoas acima de 55 anos, pessoas com deficiências, professores (rede pública e privada), crianças (de 6 meses a menores de 6 anos), gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias);

Dia de D: 9 de maio, para todos os grupos do público-alvo.

*Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.