SP: obras em viaduto que cedeu podem durar 5 meses e custarão R$ 30 milhões
As obras de recuperação do viaduto que cedeu na Marginal Pinheiros, em São Paulo, no último dia 15 de novembro, podem demorar cerca de 5 meses para serem concluídas. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (17) pelo prefeito Bruno Covas.
De acordo com ele, o custo total é de R$ 30 milhões e será desembolsado pela própria prefeitura. Futuramente, existe a possibilidade de o valor ser ressarcido pelo governo estadual. A empresa contratada em caráter emergencial foi a JZ Engenharia e Comércio.
Vitor Aly, secretário municipal de Infraestrutura e Obras, informou que uma composição de fatores levou o viaduto a ceder. Entre eles, a ruptura na parte intermediária de uma viga, que dobrou e se apoiou sobre o pilar. Por isso, será necessário reformar esses pilares e reparar a viga e o tabuleiro. Essa última é a que levará mais tempo, já que o tabuleiro em questão possui fissuras que chegam a 5 milímetros e terão que receber preenchimento com resina.
“Vamos remover o concreto comprometido, reconstituir a lage de fundo e reforçar com fibras de carbono”, explicou. “Depois que colocamos os macacos hidráulicos, a gente percebeu que houve encurtamento não simétrico do tabuleiro. Em um dos lados, teve um encurtamento maior que no outro. No projeto inicial, era para [o tabuleiro] se deformar por igual e simetricamente.”
A hipótese de demolição do viaduto já foi descartada.
*Com informações da Agência Brasil
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.