SP tem maior ato político da história, com 1,4 milhão na Paulista; confira cobertura

  • Por Jovem Pan
  • 13/03/2016 20h43
São Paulo - Manifestação na Avenida Paulista, região central da capital, contra a corrupção e pela saída da presidenta Dilma Rousseff (Rovena Rosa/Agência Brasil) EFE Avenida Paulista recebe ato contra o governo neste domingo (13)

Mais de um milhão de pessoas foram à Avenida Paulista, em São Paulo, para protestar contra o Governo da presidente Dima Rousseff. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, 1,4 milhão de pessoas compareceram ao ato. O Movimento Brasil Livre, que adotou uma forma de cálculo própria nesta manifestação, obteve o mesmo número que a Polícia Militar. Já o Datafolha informou cerca de 500 mil manifestantes. Nos demais municípios do Estado foram reunidos aproximadamente 400 mil pessoas nas manifestações. Confira a cobertura especial da Jovem Pan aqui.

Na capital paulista, tanto a Avenida Paulista quanto as suas paralelas – Alameda Santos e Rua São Carlos do Pinhal -, além de suas transversais foram tomadas pelos manifestantes. Segundo a Polícia Militar, não houve nenhuma ocorrência grave, e foram registrados dois furtos de celular e um desacato.

Na noite deste domingo, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República divulgou nota em que afirmou que “a liberdade de manifestação é própria das democracias” e deve ser respeitada por todos.

“O caráter pacífico das manifestações ocorridas neste domingo demonstra a maturidade de um país que sabe conviver com opiniões divergentes e sabe garantir o respeito às suas leis e às instituições”, disse a Secom. Confira aqui.

Classe política presente

Presente no ato, parte da oposição falou sobre o protagonismo do povo brasileiro. Os dois principais políticos do PSDB, o senador Aécio Neves, de Minas Gerais, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, deixaram as disputas partidárias de lado e foram juntos à manifestação pró-impeachment. Confira aqui.

Aécio Neves foi mais incisivo ao falar sobre uma possível saída da presidente Dilma da presidência. “Nós temos três caminhos que se colocam hoje: o impeachment da presidente da República, a cassação da chapa via TSE e a renúncia da própria presidente”, declarou.

Já Alckmin optou por um tom mais político ao elogiar a manifestação: “São Paulo está dando uma grande demonstração de civismo, com uma festa democrática pacífica, sem briga, com uma grande participação popular”.

O senador José Serra declarou que não viu nada semelhante e fez questão de desvincular o evento da influência partidária. “Nunca estive em meio a tanta gente. Gente indignada com a situação do Brasil, esse é o denominador comum. Gente que quer mudança, que não é politizada, no sentido de ser deste ou daquele partido, nem veio como um protesto político-partidário”, disse à Jovem Pan. Confira a entrevista completa aqui.

Visão dos especialistas

O historiador e comentarista da rádio Jovem Pan, Marco Antonio Villa compareceu ao ato na Paulista e decretou: “Lula tem que ter prisão preventiva. Ele não pode estar solto”. Confira o vídeo completo aqui.

O professor doutor em Ciência Política da UNB, Leonardo Barreto, disse em entrevista à Jovem Pan que o protesto popular “legitima os dois processos que estão em andamento”. O especialista se referiu ao pedido de impeachment em andamento e ao processo do TSE. Para ele, “o diálogo será travado entre a oposição e o PMDB”. Confira a entrevista completa aqui.

“São vários fatores que degringolam o Governo. O Governo não tem base social e nem base política e nem condições de superar a crise econômica. Não há outro caminho para o Brasil, senão vamos afundar rapidamente”, declarou o jurista Miguel Reale Jr. que assinou o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Confira o vídeo completo aqui.

Sobre a oposição, o jurista disse que ainda precisa melhorar, mas que a sociedade ao lado de partidos se uniram ao movimento de hoje: “há uma confluência de forças indestrutível”.

Visão dos movimentos

“Não existe um outro momento histórico do Brasil que tenha trazido tantas pessoas às ruas do País como hoje”, disse o líder do Vem Pra Rua, Rogério Chequer.

Ele destacou ainda a necessidade de transição do País e a presença de pessoas que não haviam se manifestado ainda, mas que, após a condução coercitiva do ex-presidente Lula, foram às ruas. “O que está acontecendo é uma busca de justiça com evidências que já são mais que suficientes para todos saberem o que está acontecendo”, declarou. Confira o vídeo completo aqui.

Em entrevista à Jovem Pan, o coordenador do Movimento Brasil Livre, Kim Kataguiri, falou sobre a manifestação deste dia 13 de março de 2016 e disse que, pela primeira vez, os manifestantes e a população têm uma perspectiva de mudança. “A manifestação foi maior que a de 15 de março do ano passado”, afirmou.

“A condução coercitiva do Lula e a delação do Delcídio Amaral mostraram que nem Lula e nem Dilma estão acima da lei. Existe uma expectativa de que, a curto prazo, passe o impeachment da presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula seja preso”, completou. Confira o vídeo completo aqui

Visão dos famosos

Entre os rostos anônimos, muitos famosos aproveitaram a data para também saírem às ruas e apoiarem o movimento que eles classificaram como apartidário e “a favor do Brasil”. Confira a galeria completa aqui.

“É impressionante de ver essa quantidade de gente junta (…) Saber que estou aqui junto a milhões de brasileiros é um alívio. Saber que não vamos deixar essa cambada de corruptos estragarem com o nosso País”, disse o ator Victor Fasano, que esteve presente na Avenida Paulista neste domingo (13). Confira o vídeo completo aqui.

Ouvintes Jovem Pan

Entre placas bem humoradas e figurinos patriotas, de forma pacífica, os manifestantes cantaram o hino, beijaram a bandeira e pediram por um Brasil melhor. Muitos ouvintes que acompanharam a cobertura completa da Jovem Pan enviaram fotos para ilustrar este dia histórico. Confira a galeria completa aqui.

A Jovem Pan também foi às ruas para ver a opinião das pessoas que estiveram no ato contra o Governo na Avenida Paulista. Crianças, adultos e idosos criticaram a administração da presidente e a situação do País. “O brasileiro tem que sair às ruas e pedir o final dessa jornada terrível que atravessamos”, disse um dos manifestantes. Confira o vídeo completo aqui

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.