STF autoriza quebra de sigilo bancário e fiscal de Renan Calheiros

  • Por Jovem Pan
  • 19/12/2015 14h46
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Renan Calheiros (PMDB) colocou o tema em pauta após conversar com governadores

O Supremo Tribunal Federal autorizou no dia 09 de dezembro, a quebra do sigilo bancário e fiscal do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), segundo informação da revista Época.

Autorizada pelo ministro Teori Zavascki, relator dos casos relacionados à Operação Lava Jato que tramitam na Corte, a medida abrange o período de 2010 a 2014. O pedido partiu do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Segundo a publicação, o despacho do ministro do Supremo, que autorizou a quebra de sigilo, cita propina em contrato da Transpetro no valor de R$ 240 milhões. O suborno teria sido pago por meio de doações à direção do PMDB de Alagoas, controlado por Renan, que foram feitas por empresas que venceram em 2010 uma licitação da estatal.

Até o momento, seis inquéritos da Lava Jato tramitam no STF para apurar suspeitas do envolvimento do presidente do Senado com irregularidades.

O advogado do senador afirmou estar “indignado” com a notícia da quebra de sigilo. Ele alegou que Renan teria “desde o primeiro momento das investigações disponibilizado todo o acesso” aos seus dados bancários.

*Informações da revista Época e jornal Folha de S. Paulo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.