STF autoriza Roberto Jefferson a cumprir prisão domiciliar

  • Por Agência Brasil
  • 15/05/2015 15h10
Escândalo do "Mensalão": com o olho esquerdo roxo e um corte no rosto, resultado de um acidente doméstico, o deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) prestou depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios, que investiga corrupção na ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), mas apura também o suposto "mensalão" pelo qual o PT pagaria por apoio a parlamentares governistas no Congresso, e fez novas investidas contra o PT e o governo, no Senado, em Brasília (DF). O deputado afirmou que o esquema do "mensalão" continuou "até há pouco tempo". Ele não especificou se o suposto pagamento a deputados se manteve após suas denúncias, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, no dia 6 de junho. (Brasília, DF, 30.06.2005. 16h20. Foto de Alan Marques/Folhapress. Digital) Allan Marques/ Folhapress Roberto Jefferson aparece com rosto machucado em CPI

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o ex-deputado federal Roberto Jefferson, condenado a sete anos de prisão na Ação Penal 470, o processo do mensalão, a cumprir prisão domiciliar. Jefferson ganhou o benefício, previsto na Lei de Execução Penal (LEP), por ter cumprido um sexto da pena em regime inicial semiaberto.

Jefferson foi preso em fevereiro de 2014 e cumpre a pena estabelecida pelo Supremo no Instituto Penal Francisco Spargoli, em Niterói (RJ). O ex-deputado conseguiu atingir um sexto pena com desconto dos dias trabalhados em um escritório de advocacia. Ele foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O mensalão completou nesta semana 10 anos desde que foi denunciado. A Jovem Pan fez um resgate histórico do caso, lembrando desde a denúncia até o julgamento e prisão daquele que era o maior escândalo de corrupção da República – até então. Veja e ouça aqui.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.