STF concede habeas corpus para libertar executivo da Odebrecht

  • Por Agência Estado
  • 16/10/2015 11h53
  • BlueSky
CURITIBA, PR, 20.06.2015: OPERAÇÃO-LAVA JATO - Alexandrino Alencar, executivo da construtora Odebrecht é encaminhado para o IML de Curitiba (PR), na manhã deste sábado (20). Marcelo foi detido durante ação da 14ª fase da Operação Lava Jato batizada de Erga Omnes (do latim, Contra Todos) e está sendo cumprida em quatros estados pelo país (Foto: Gisele Pimenta/Frame/Folhapress) Folhapress Diretor da empreiteira Odebrecht

O Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu habeas corpus para a soltura do executivo Alexandrino Alencar, ex-diretor de Relação Internacional da Odebrecht, preso preventivamente desde junho e réu na operação Lava Jato por corrupção.

De acordo com o advogado de Alencar, Augusto Botelho, a decisão foi concedida pelo ministro Teori Zavascki. A expectativa é que Alencar seja liberado ainda nesta sexta-feira, 16. O ex-diretor foi preso no dia 19 de junho, junto com o presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e outros dois diretores da empresa.

Alexandrino Alencar é apontado como lobista da empreiteira e cuidava das doações eleitorais da Odebrecht. De acordo com a Polícia Federal, ele relatou em depoimento encontros na sede da empreiteira com o braço direito de Alberto Youssef, Rafael Ângulo Lopez, e reuniões em hotéis de São Paulo com o ex-deputado José Janene (PP/PR).

Ainda segundo a Polícia Federal, no relatório final de interceptação telefônica da 14ª fase da Lava Jato – que prendeu os executivos da Odebrecht – o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com Alencar no dia 15 de junho, quatro dias antes de o executivo ser preso. De acordo com o relatório, Lula estaria preocupado com “assuntos BNDES”.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.