Técnico acusado de abuso sexual é suspenso e multado

  • Por Jovem Pan
  • 10/11/2018 09h31
Ricardo Bufolin/CBG Fernando Lopes foi acusado de assédio por diversos ginastas que treinaram sob o comando dele em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista

Pivô do maior escândalo sexual da ginástica brasileira, o técnico Fernando de Carvalho Lopes foi multado em R$ 300 mil e suspenso por mais de 4 anos. O julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Ginástica ocorreu nesta sexta-feira (9). Fernando Lopes foi acusado de assédio por diversos ginastas que treinaram sob o comando dele em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

O caso tornou-se público às vésperas da Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, quando familiares de alunos procuraram o Ministério Público. Na ocasião, o técnico foi afastado da seleção brasileira. Em abril deste ano, diversos atletas foram à público relatar abusos.

Fernando Lopes acabou condenado por crimes previstos em 5 artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: Constragimento mediante violência, grave ameaça ou por qualquer outro meio; ameaça; submição de criança ou adolescente a vexame ou constrangimento; conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva, e prática de ato discriminatório.

Em maio deste ano, durante a CPI dos Maus-Tratos, o técnico afirmou que as denúncias foram motivadas por vingança e negou as acusações de abuso sexual. Para os advogados dos atletas, a pena de 300 mil reais de multa e mil e quinhentos dias de suspensão foi branda, já que esperavam que Fernando Lopes fosse banido do esporte. As punições foram aplicadas em primeira instância e o técnico pode recorrer.

*Com informações do repórter Matheus Meirelles

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.