Teich diz que discussão sobre lockdown ‘não pode ser política’

  • Por Jovem Pan
  • 07/05/2020 12h23 - Atualizado em 07/05/2020 12h35
Júlio Nascimento/PR O ministério da Saúde vai apresentar quais fatores devem ser considerados pelos Estados e municípios para definir as medidas de isolamento

O ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou nesta quinta-feira (7), durante reunião virtual com a Comissão Externa de Ações contra o Coronavírus da Câmara dos Deputados, que o isolamento social deve ser adotado considerando as particularidades de cada Estado ou município, como a estrutura dos órgãos de saúde e o aumento no número de casos.

“Não dá para trabalhar esse discussão como se o lockdown fosse a essência de tudo. Não pode transformar isso [adotação do bloqueio total] em uma discussão política, isso é uma discussão técnica. Isso vai variar de acordo com as regiões do país, de acordo com os momentos de cada região. Isso é fundamental, não trate isso como tudo ou nada, como um extremo”, afirmou.

A recomendação do ministro da Saúde é de que, em cada região, seja analisada a “matriz de risco”, ou seja, o conjunto de fatores para estabelecer “qual a melhor forma de conduzir” as restrições e medidas de isolamento social. “Não existe uma medida geral. Existe uma medida que deve ser definida para cada local.”

Teich lembrou ainda que, embora existam as recomendações do ministério da Saúde, a decisão sobre isolamento social e outras medidas de enfrentamento da pandemia do coronavírus é de responsabilidade de cada estado ou município.

O ministério da Saúde vai apresentar, ainda nesta reunião com a comissão externa da Câmara, quais fatores devem ser considerados pelos Estados e municípios para definir as medidas de isolamento necessárias diante o avanço do coronavírus.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.