Temer admite prazo para Estados se adequarem após reforma da Previdência

  • Por Jovem Pan
  • 27/03/2017 12h07
Brasília - O Presidente Michel Temer durante pronunciamento à Imprensa no Palácio do Planalto. (Antonio Cruz/ Agência Brasil) Antonio Cruz/Agência Brasil Michel Temer fez pronunciamento negando proteção a investigados na Lava Jato

O presidente Michel Temer admitiu a possibilidade de incluir na proposta de reforma da Previdência uma emenda que estabelece um prazo de seis meses para que os Estados e municípios mudem os sistemas de aposentadorias dos servidores. A decisão atende à sugestão do deputado Pauderney Avelino (DEM-AM), membro titular da comissão de reforma da Previdência na Câmara.

Em entrevista exclusiva à Jovem Pan, o deputado reafirmou achar sensata a ideia de colocar o comando previdenciário na mão de cada Estado e município e defendeu o novo prazo para adequações. “Retira a pressão de cima dos congressistas, das entidades dos Estados e municípios e podemos levar adiante a proposta de reforma da Previdência”, disse.  “Seria um prazo razoável”, completou.

O democrata sugeriu o prazo para a realização das mudanças em almoço neste domingo (26), que contou com a presença dos presidentes da República, Câmara e Senado.

Sobre cada Estado ter uma lei específica no que tange à Previdência, Pauderney Avelino concordou que é a melhor solução, já que um projeto padrão seria difícil de realizar devido às condições financeiras que cada ente da federação. “Realidade de cada Estado é diferente. Entendo também que cada um tem sua peculiaridade, cada um teria que trabalhar dentro daquilo que é sua realidade”, explicou.

Já a idade mínima de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem, o deputado desconversou e disse que quem dita as regras do que pode ou não ser alterado é o Congresso Nacional. No entanto, ele defendeu um maior debate sobre a regra de transição, já que esta pode prejudicar servidores próximos da aposentadoria.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.