Temer decide dar maior peso político à Cultura e criará secretaria nacional

  • Por Jovem Pan
  • 13/05/2016 21h14
Brasília - O presidente interino Michel Temer faz discurso durante cerimônia de posse aos ministros de seu governo, no Palácio do Planalto (Valter Campanato/Agência Brasill) Valter Campanato / Agência Brasil Michel Temer

Diante da repercussão negativa do corte do Ministério da Cultura, o presidente em exercício Michel Temer decidiu pela criação de uma secretaria nacional de cultura. Esta teria maior peso político à estrutura que agora é subordinada ao Ministério da Educação.

A pasta existe desde 1985 e seu corte gerou revolta por parte da classe artística no geral, pois recearam que o setor seria colocado em segundo plano durante o Governo do peemedebista.

A proposta da criação de uma secretaria nacional deverá ser discutida neste final de semana entre Temer e o ministro da Educação, Mendonça Filho.

O ministro foi recebido com vaias e cartazes de protesto por funcionários da Cultura em uma reunião de apresentação, mas garantiu que pretende preservar fundações ligadas a pasta e programas de incentivo, como a Lei Rouanet.

O incidente aconteceu na sede do antigo MinC (Ministério da Cultura), que perdeu o status de ministério no enxugamento da máquina promovido pelo presidente interino Michel Temer (PMDB).

Apesar do clima hostil, o ministro conseguiu controlar a situação e fez uma intervenção garantindo que as atribuições do MinC passarão para a Secretaria Nacional de Cultura, que terá “identidade e autonomia com a área”.

“Todas as entidades indiretas vinculadas ao MinC serão preservadas”, afirmou Mendonça. São elas a Funarte, Fundação Cultural Palmares, Fundação Casa de Rui Barbosa, Biblioteca Nacional, Iphan e Ancine.

A ideia do Governo é nomear para o cargo um nome de peso na área e que tenha experiência em gestão pública.

O ator Stepan Nercessian, do PPS-RJ, é um dos nomes cotados pelo partido para assumir o comando da pasta.

*Com informações de Estadão Conteúdo e jornal Folha de S. Paulo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.