Temer diz que tem ‘absoluta convicção’ de que Bolsonaro fará um ‘extraordinário governo’

  • Por Jovem Pan
  • 14/12/2018 13h36
Alan Santos/PR Os dois participaram juntos da cerimônia de lançamento ao mar do submarino Riachuelo

O presidente Michel Temer (MDB) disse nesta sexta-feira (14) que tem a “mais absoluta convicção” de que o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e sua equipe farão um “extraordinário governo”. “Não só pelo que revelaram nas suas falas, mas pela história do presidente Bolsonaro e daqueles que compõem a sua equipe”, declarou.

Os dois participaram juntos da cerimônia de lançamento ao mar do submarino Riachuelo, no Complexo Naval de Itaguaí (RJ). Este é o primeiro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos, que tem parceria com a França. A primeira-dama Marcela Temer batizou o submarino quebrando uma garrafa contra o casco e pediu a bênção aos marinheiros.

“Estamos dando prova renovada da excelência da nossa indústria naval. Estamos mostrando que juntos somos capazes de superar qualquer desafio. País de vocação pacífica, o Brasil constrói seu submarino, não para ameaçar quem quer que seja, não para perturbar a tranquilidade das águas internacionais. O Brasil constrói seus submarinos, porque um país com mais de 7 mil quilômetros de costa, não pode prescindir de instrumentos para defesa de sua soberania e suas riquezas marinhas”, ressaltou Temer, que descerrou a placa.

O elevador de lançamento ao mar, com 34 guinchos, foi acionado em conjunto por Temer, pelo comandante da Marinha, almirante de esquadra Leal Ferreira e pelo presidente eleito. O processo de descida demorou meia hora. Bolsonaro não discursou.

Sobre o submarino

A etapa final de montagem do Riachuelo começou no dia 20 de fevereiro. Com 72 metros de comprimento e 1.700 toneladas, o submarino tem capacidade para 35 tripulantes e atinge a velocidade de 20 nós, o equivalente a 37 quilômetros por hora. Os armamentos são torpedo, mina e mísseis, com autonomia de 70 dias.

O submarino passará por testes durante dois anos, para depois ser incorporado à Marinha. O cronograma de lançamento ao mar dos submarinos do Prosub é: Humaitá em 2020, Tonelero em 2021, Angostura em 2022 e o nuclear Álvaro Alberto em 2029.

O Brasil conta atualmente com cinco submarinos, sendo um da classe Tikuna, construído no Brasil e que ficou pronto em 2008, e quatro da classe Tupi, sendo o primeiro construído na Alemanha entre 1987 e 1989 e os outros três, iguais ao alemão, montados no Brasil, mas sem transferência de tecnologia, nas décadas de 1990 e 2000.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.