Temer ligou a empresário para agradecer caixa dois, diz jornal
O delator Lúcio Bolonha Funaro diz ter presenciado o presidente Michel Temer autorizando, em um telefonema, pagamentos de caixa dois para a campanha de Gabriel Chalita à prefeitura de São Paulo em 2012, diz o jornal Folha de S. Paulo.
Os pagamentos eleitorais seriam um “pedágio” por liberação de créditos da Caixa Econômica Federal.
O ex-dono da Gol Henrique Constantino teria pedido uma prova a Funaro de que as doações para a campanha de Chalita seriam um pedido de Temer.
Funaro afirma, então, ter recorrido ao então deputado Eduardo Cunha (PMDB), hoje preso na Lava Jato. “Em poucos minutos o próprio vice-presidente Michel Temer teria ligado diretamente para Henrique Constantino agradecendo a disposição para realizar a doação”, diz Funaro.
O relatório da Polícia Federal que investiga o quadrilhão do PMDB na Câmara vê indícios de organização criminosa e cita Michel Temer, Eduardo Cunha, os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco, o ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves e o ex-ministro Geddel Vieira Lima, que estaria ligado a R$ 51 milhões encontrados em um apartamento. O relatório deve reforçar nova denúncia que deve ser apresentada nesta semana contra Temer.
Temer teme que Geddel, preso pela Polícia Federal, relacione o presidente à prática de crimes.
Funaro afirmou que atuava na vice-presidência da Caixa sob influência política do PMDB na Câmara. Ele cita pagamentos também a Geddel Vieira Lima, Eduardo Cunha, Moreira Franco, Romero Jucá, Reinaldo Azambuja, Delcídio do Amaral e Sérgio de Souza, entre outros.
Funaro já havia dito que Temer fez uma “orientação/pedido” por comissão de R$ 20 milhões de duas operações do FGTS para sua campanha presidencial de 2014 e para a de Chalita. Relembre detalhes aqui.
Funaro também citou o presidente da República como beneficiário de dinheiro desviado na Caixa escondido no exterior.
Funaro apontará Temer como beneficiário de desvios da Caixa e conta no exterior, diz jornal
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.