Temer participa de cerimônia de Acordo de Cooperação com o TSE

  • Por Estadão Conteúdo
  • 11/10/2016 09h51
BRA100. BRASILIA(BRASIL),22/09/2016.- El presidente brasileño, Michel Temer, participa hoy, miércoles 22 de septiembre de 2016, en un acto en el Palacio presidencial de Planalto, donde anunció hoy una inversión de 1.500 millones de reales (unos 468 millones de dólares) en la educación secundaria, destinada sobre todo a la implantación de escuelas de tiempo integral en Brasilia (Brasil). EFE/FERNANDO BIZERRA JR EFE/FERNANDO BIZERRA JR Michel Temer EFE

Após comemorar o que considerou “vitória maiúscula” do governo com a aprovação da PEC 241, o presidente Michel Temer participa, ao meio dia desta terça-feira (11), de cerimônia de assinatura de Acordo de Cooperação Técnica com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Palácio do Planalto. O evento deve contar com a participação do ministro do STF e presidente do TSE, Gilmar Mendes, e da presidente do Supremo, Carmen Lúcia. 

Nesta segunda-feira (10), o TSE divulgou nota técnica apoiando a PEC do Teto e ressaltando que a medida é “perfeitamente viável” e representa um “sacrifício” que se impõe como resposta ao “processo degenerativo das contas públicas”. 

O posicionamento contrapõe a postura da Procuradoria-Geral da República (PGR), que, na última sexta-feira (7), divulgou nota técnica na qual pede o arquivamento ou a alteração do texto O órgão afirma que a matéria é inconstitucional e ameaça as ações de combate à corrupção no País.

Segundo fontes do Planalto, a posição da PGR criou rachas no gabinete do procurador Rodrigo Janot. Nesta segunda, após a aprovação em primeiro turno da PEC, interlocutores de Temer minimizaram uma possível judicialização em torno do tema. “Pode até haver alguma (judicialização), mas não acreditamos que terá prejuízo a constitucionalidade da PEC”, disse uma fonte, ressaltando que a maioria dos ministros do STF já havia sinalizado apoio a medida. 

Agenda

Na parta da tarde, Temer se dedicará a receber parlamentares. Às 15h, tem encontro com o senador Eduardo Braga (PMDB-AM), às 15h30, recebe o deputado José Olímpio (DEM-SP). Conforme a agenda presidencial, às 17h, Temer tem reunião com a ex-deputada Íris de Araújo (PMDB/GO) e na sequência recebe o deputado José Carlos Aleluia (DEM/BA).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.