Temporal no Rio de Janeiro causou mais de R$ 180 milhões em prejuízos ao comércio

  • Por Jovem Pan
  • 10/04/2019 21h55 - Atualizado em 10/04/2019 21h57
Celso Pupo/FotoArena/Estadão Conteúdo 76% dos estabelecimentos foram prejudicados nos bairros mais afetados pelo temporal

Pesquisa divulgada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (Ifec/RJ), nesta quarta-feira (10), revelou que o forte temporal ocorrido no Rio de Janeiro provocou um prejuízo de mais de R$ 180 milhões ao comércio carioca.

Segundo o levantamento, 51,4% dos funcionários não conseguiram chegar ao trabalho, prejuízo que foi apontado como o principal pelos empresários. Além disso, 28,9% dos locais sofreram danos na estrutura devido ao alagamento do estabelecimento ou depósito, e 16,9% reclamaram de outras avarias na estrutura física. Em 14,1% dos estabelecimentos, o caminhão com mercadorias não chegou. Entre aqueles que afirmaram ter sido afetados, 64,1% tiveram perda ou queda no faturamento.

A pesquisa ouviu 354 estabelecimentos comerciais nos bairros mais afetados pelo temporal, que incluíram Alto da Boa Vista, Barra/Barrinha, Rocinha, Jardim Botânico, Copacabana, Barra/RioCentro, Vidigal, Recreio dos Bandeirantes, Urca, Sepetiba, Campo Grande, Grota Funda, Guaratiba e Jacarepaguá/Cidade de Deus. Nesses locais, 76% dos estabelecimentos foram prejudicados.

Comparativamente à pesquisa realizada em fevereiro após a última forte tempestade, ocorrida no dia 6, o percentual de negócios prejudicados subiu 11 pontos percentuais, e o prejuízo estimado cresceu 138%.

De acordo com o economista-chefe da Fecomércio RJ, João Gomes, quase dois terços dos estabelecimentos tiveram prejuízos novamente, sendo que mais da metade avaliou como um prejuízo maior. “A tragédia foi um filme que se repetiu e com bastante prejuízo para o setor representado pela federação”, disse Gomes.

A maioria dos entrevistados avaliou que demorará entre um mês (54,9%) até três meses (20,4%) para recuperar o prejuízo.

*Com informações da Agência Estado

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.