Teori envia caso de Lula para Moro e anula escuta de petista com Dilma
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, enviou para o juiz federal Sérgio Moro, da Justiça Federal do Paraná, as investigações relacionadas ao sítio em Atibaia e o triplex no Guarujá, ambos atribuídos ao ex-presidente Lula.
Na decisão, o ministro do Supremo também anulou a gravação feita entre Lula e a presidente afastada Dilma Rousseff. Em março, Moro havia retirado o sigilo dos grampos telefônicos do ex-presidente e divulgou conversas feitas com a petista.
Segundo a decisão de Teori Zavascki, “cumpre deixar registrado que o reconhecimento, que aqui se faz, de nulidade da prova colhida indevidamente deve ter seu âmbito compreendido nos seus devidos limites: refere-se apenas às escutas telefônicas captadas após a decisão que determinou o encerramento da interceptação”. O diálogo que tratava da posse de Lula na Casa Civil foi feito quase duas horas depois de Moro mandar a Polícia Federal suspender asd interceptações.
As investigações sobre Luiz Inácio Lula da Silva seguem para Sérgio Moro sob sigilo.
Pedido de Janot
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal, no dia 10 de junho, que remetesse ao juiz Sérgio Moro as investigações referentes ao ex-presidente Lula e ao ex-senador Delcídio Amaral. Em delação premiada, o ex-senador acusou o petista de tentar evitar que Nestor Cerveró colaborasse com a Lava Jato.
As investigações anteriores contra Lula na Lava Jato – sítio de Atibaia e triplex no Guarujá, além do pedido para que ele seja incluídio no maior inquérito da operação – seguiam no STF até hoje. Cabia a Teori a decisão.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.