Cidade serrana do Rio estabelece rodízio de moradores baseado no CPF

Pessoas com final par (0, 2, 4, 6 e 8) só poderão circular pela cidade nos dias pares; o mesmo vale para os finais ímpares

  • Por Jovem Pan
  • 14/05/2020 18h00
  • BlueSky
CÉLIO MESSIAS/UAI FOTO/ESTADÃO CONTEÚDO Teresópolis registra 104 casos da Covid-19, com 10 mortes

A cidade de Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, decidiu que os moradores vão poder sair às ruas, a partir desta sexta-feira (14) dia sim, dia não. Para evitar a propagação do coronavírus, a prefeitura estabeleceu um sistema de isolamento baseado no número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Donos de CPF com final par (0, 2, 4, 6 e 8) só poderão circular pela cidade nos dias pares. Donos de CPF com final ímpar (1, 3, 5, 7 e 9) só poderão ir às ruas nos dias ímpares. Também será proibida a circulação pelas ruas ou a permanência em áreas públicas de qualquer pessoa entre às 23h e às 5h. A medida vale até o dia 20 — por seis dias, portanto –, mas pode ser prorrogada conforme avaliação da administração pública. Quem desrespeitar a ordem poderá ser multado em R$ 136,42.

Estão excluídos dessas regras de circulação trabalhadores de serviços essenciais que estejam transitando entre a casa e o local de trabalho, além de pessoas que estejam indo ou voltando de unidades de saúde ou clínicas veterinárias. A circulação das 23h às 5h também será autorizada a trabalhadores de serviços públicos, como coleta de lixo.

A fiscalização será feita por guardas municipais, fiscais fazendários, fiscais de obras, fiscais sanitários e fiscais ambientais. Toda pessoa que sair às ruas deverá portar um documento com foto que contenha o número do CPF ou o próprio CPF (que não tem foto) e um documento com foto.

Outra medida estabelecida pela prefeitura durante esse período é o uso de máscaras por quem estiver nas ruas, em qualquer transporte público, táxi ou qualquer veículo de transporte por aplicativo, como Uber. Estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar, motoristas de transporte coletivo, de táxis e veículos por aplicativo deverão conferir o CPF do cliente antes de autorizar sua entrada na loja ou no veículo. Se o CPF indicar que a pessoa não está autorizada a circular naquele dia, o cliente deve ser proibido de ingressar no estabelecimento ou no veículo.

Até quarta-feira (13), Teresópolis registrava 104 casos da Covid-19, com 10 mortes.

* Com informações do Estadão Conteúdo

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.