TJ de MG autoriza Vale a retomar uma de suas maiores minas no estado

  • Por Jovem Pan
  • 17/04/2019 09h32
Adriano Machado/Reuters fachada vale Operações na barragem de Brucutu estão paralisadas desde o início de fevereiro, o que, segundo a companhia, fará com que cerca de 30 milhões de toneladas de minério por ano deixem de ser produzidas

A Justiça mineira autorizou que a Vale retome as operações na mina de Brucutu, uma de suas maiores, localizada na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo. A decisão foi tomada pelo desembargador Nelson Missias de Morais, do TJ-MG, que autorizou a medida argumentando que a barragem tem condições satisfatórias de segurança hidráulica e geotécnica.

As operações na mina estão paralisadas desde o início de fevereiro, o que, segundo a companhia, fará com que cerca de 30 milhões de toneladas de minério por ano deixem de ser produzidas no local.

A retomada das atividades fazia parte das demandas do setor siderúrgico junto ao governo federal. Em meio ao impasse na oferta de minério de ferro, siderúrgicas temiam o desabastecimento.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, se reuniu com representantes do setor no início da semana para tratar do tema. Os empresários pediram, além da retomada das atividades de Brucutu, a possibilidade de utilizarem empresas internacionais para realizar certificações de barragens. A medida seria uma forma de evitar o que chamam de “canetada” de alguns órgãos sobre a Vale.

Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.